Novidades

Lamborghini Urus: SUV de luxo tem fila de espera no Brasil

Se, por um lado, a economia não está em um momento de disparada, a crise não parece ter atingido o mercado automotivo de luxo. Como já comentado, o segmento de SUVs no Brasil está crescendo cada vez mais e, aparentemente, conseguiu atingir outro patamar.

Ao menos, é o que mostram as vendas de 2019 da Lamborghini no Brasil. A marca italiana emplacou 20 carros entre os mais vendidos, sendo 16 unidades da sua primeira SUV, o Urus.

O utilitário, que custa cerca de 2,4 milhões, conta atualmente com uma fila de espera de alguns meses no mercado nacional. Segundo a representante da marca, Via Italia, a sua chegada ao Brasil turbinou as vendas da Lamborghini, que se tornou a líder no segmento “uber-premium”, superando a Ferrari e a Maseratti.

Desempenho

Se o valor chamou atenção, é porque você ainda não ouviu falar do seu desempenho. O Lamborghini Urus vem com um motor 4.8 V8 biturbo, que gera 650 cavalos com um torque massivo de 86,6 kgfm.

Toda sua força é enviada e gerenciada pelo câmbio automático de oito marchas para as quatro rodas e por diversos recursos eletrônicos, como o sistema de vetorização de torque inteligente, permitindo ao motorista o máximo de performance.

Esse conjunto garante ao Urus uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, prometendo uma velocidade máxima de mais de 300 km/h.

 

O desafio das ruas e estradas brasileiras

Se você está pensando que, apesar do desempenho, o carro ainda vai sofrer nas estradas e cidades brasileiras – um desafio real pra os superesportivos tradicionais da marca –, está muito enganado.

Por ser um utilitário esportivo, ele é mais alto em relação ao chão, possuindo um sistema de suspensão adaptativa ativa para diferentes tipos de terreno, permitindo variar a altura do conjunto entre 15,8 cm e 24,8 cm.

Portanto, o SUV é perfeitamente capaz de se adaptar à cidade e áreas rurais com estradas de terra, de cascalhos e até montanhosas. Se preferir dar uma voltinha num deserto coberto de areia também é completamente possível.

Dimensões e conforto

Além de todos os atrativos, o Urus também garante um maior conforto comparado com os demais esportivos da Lamborghini, tendo 5,11 metros de comprimento, 2,01 de largura e 3 metros de entre-eixos, com espaço para até cinco pessoas.

A plataforma modular MLB, do Grupo Volkswagem, é a mesma que equipa o Audi Q7, o Bentley Bentayga e Porsche Cavenne.

Apesar de 16 unidades parecer pouco, com essa demanda a Via Italia pretende dobrar os licenciamentos da Lamborghini este ano. A marca está na vantagem sobre as demais representadas pela importadora (Ferrari, Maseratti e Rolls-Royce). Esta, inclusive, prevê um aumento de 10% ainda este ano.