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O ícone voltou: Novo Land Rover Defender

A Land Rover apresentou, no dia 10 de setembro, no Salão de Frankfurt, o tão esperado novo Defender. Depois de quase 70 anos de produção, o modelo estava fora de linha desde 2016.

Depois de ter aparecido nas gravações do novo filme do 007 e em fotos vazadas de uma revista sul-africana antes da apresentação oficial, todo mundo já estava ansioso para saber mais sobre o jipe da marca inglesa. A espera acabou!

O novo veículo já chega com 5 versões diferentes: S, SE, HSE, First Edition e a top de linha, Defender X, tendo as opções de 6, 4, 5 ou 7 lugares, e dois tipos de carrocerias indicados pelos números 90 e 110.

Motorização

O novo Land Rover tem quatro opções de motores, duas a gasolina (P300 e P400 MHEV) e duas a diesel (D200 e D240). Confira suas especificações:

  • Versão P300 a gasolina
    0 turbo de quatro cilindros, com 300 cavalos de potência. É capaz de atingir os 100 km/h em 8,1 segundos.
  • Versão P400 MHEV a gasolina
    0 turbo de seis cilindros, conta com um sistema de turbocompressor twin-scroo, aliado a uma bateria de 48V com energia gerada pelas frenagens e auxilia em situações de trânsito ou off road intenso. Atinge 400 cavalos de potência e 56 kgfm de torque.
  • Versão D200 a diesel
    0 de quatro cilindros com tecnologia de twin turbo, 200 cavalos e 43,8 kgfm de torque.

Versão D240 a diesel
0 de quatro cilindros com tecnologia de twin turbo, 240 cavalos e 43,8 kgfm de torque.

(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Todas são equipadas com sistema Stop/Start que ajuda na economia de combustível.

Segundo a marca, futuramente o novo Defender ainda vai entrar na onda dos carros híbridos, com um motor P400 com tecnologia PHEV, híbrido entre gasolina e eletricidade, garantindo 400 cavalos de potência e dando a possibilidade de rodar apenas no modo elétrico por alguns quilômetros.

Dinâmicas de condições de solo

A Land Rover garantiu que a nova arquitetura, D7x, com uma carroceria monocoque de alumínio, é a mais resistente que já produziram, sendo 3 vezes mais rígida que os modelos tradicionais e com uma base de suspensão independente.

Além disso, o veículo conta com uma opção de suspensão a ar em algumas versões, acompanhada do sistema Adaptive Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do jipe e reagir quase que instantaneamente as condições de piso e dirigibilidade.

Ele também detecta as condições de off-road, aprimorando a altura da suspensão e podendo eleva-la a até 145mm, se necessário. A suspensão convencional helicoidal também está disponível.

O sistema de Terrain Response 2 é a outra novidade, dá a possibilidade do motorista configurar os parâmetros ou usar a função automática, que detecta e se adequa sozinha às condições.

Dimensões

Os números do jipão ainda são impressionantes, tendo 291 mm de distância do solo – 20 mm a mais do qualquer outro modelo da Land Rover –, carga útil máxima de 900kg, teto estático de até 300kg, capacidade de reboque de 3,720kg.

Na versão 110, ele possui um ângulo de aproximação, partida e saída de 38, 28 e 40 graus. Sua profundidade de mergulho é de até 900 mm, quase um anfíbio!

Tecnologia

Tecnologia e lama combinam sim! E nessa questão o modelo ganhou diversas inovações.

A que mais chama a atenção, com certeza, é a tecnologia ClearSight Ground View, o “capô transparente”. Ele tem câmeras instaladas na parte de baixo que mostram na tela central partes escondidas, como a área em frente das rodas. Também é possível ter uma visão traseira.

A nova central multimídia, chamada de Pivi Pro, é mais intuitiva e com algoritmos de autoaprendizagem, dando a possibilidade de otimizar a rota e, assim como os modelos da Tesla, pode receber atualizações remotas.

Tudo isso com um monitor de 12,3 polegadas com uma nova geração de touchscreen, interativo, que fornece mapeamento 3D de alta definição. E mais: ele ainda pode ter head-up display, piloto automático adaptativo, monitor de pontos cegos e monitor de tráfego traseiro.

Quando vem ao Brasil?

O modelo já foi confirmado para desembarcar em terras brasileiras em 2020. Os preços e as versões que estarão disponíveis no mercado nacional ainda não foram divulgados.